Poemas ...
"Como é difícil, como é difícil, Beatriz, escrever uma carta... Antes escrever os Lusíadas. Com uma carta pode acontecer
Que qualquer mentira possa ser verdade...
Olha, o melhor é te descrever, simplesmente, a paisagem, descrever sem nenhuma imagem, nenhuma...
Cada coisa é ela própria a sua maravilhosa imagem!
Agora mesmo parou de chover.
Não passa ninguém. Apenas um gato atravessa a rua. Como nos tempos imemoriais do cinema silencioso...
Sabes Beatriz, eu vou morrer!"
Mário Quintana- meu doce avô nas horas de necessidade! Esta carta de amor e desespero realmente é de uma doçura!
Fico abrindo os livrinhos de bolso de poesias em minhas viagens. A poesia não é um gênero para poucos, nem precisa ser para os intelectuais ou esnobes ou qualquer coisa que pareça distante. A poesia é para todos os sentidores. Todos os ouvintes de boas palavras e bons olhares. Todos dos ignorantes aos conhecedores. A poesia é para abrir quando necessário, quando muito ou todo!
Estes livrinhos de bolso, por exemplo, "Rua dos Cataventos e outros poemas" (Mario Quintana) e "O humor de Mário Quintana". Manuel de Barros - também amo do mesmo jeito!- "Retrato do artista quando coisa". "Dossiê Drummond" (Geneton Moraes Neto) é uma ótima introdução ao homem interessantíssimo que é Drummond.
Me trazem os mesmos sentimentos desejosos, os de encantamento pela vida! Os de abrir os dias como quando eu acordo ouvindo sambas "canto das três raças" - Clara Nunes (salve Clara!). Estou lendo uma biografia ótima sobre ela, de Vagner Fernandes - "Clara Nunes, Guerreira da Utopia". Roberto Ribeiro (uma voz linda de muita vivacidade!)
Preciso agradecer às cidades por onde tenho passado. O carinho que tenho recebido. Não escrevi antes por falta de tempo que não tem me sobrado, mas agora vou desfazer a mudez:
Cuiabá, Mato Grosso. Que abriga meus entes queridos, amores e amores e amores. Minhas memórias e descobrimentos que tenho transformado com os anos! Obrigada pelo carinho.
Campo Grande- que grata surpresa ver aquela gente e aquele lugar que participou das minhas fantasias durante tanto tempo me recebendo com tanta vontade. Obrigada.
Buenos Aires, descoberta de pouco tempo. Onde a letra de "vermelho" nasceu, há exatamente um ano. Publico de bons olhos e de grande respeito! Obrigada.
Rio de Janeiro- Vivo Rio- obrigada pela platéia de pista! Adorei.
Campinas- Dobradinhas de sessão extra. A adrenalina era total e a platéia acompanhou. Obrigada.
Nova Iguaçu - Rio Sampa- Que platéia atenta. Sabendo todas as letras, todos os significados. Sambando e tomando conta do show.
Obrigada.
Que a vida traga sempre boas guloseimas! Existem sempre novos sabores, por mais que sejam do mesmo grão ou do mesmo pão que provamos todos os dias. Vamos abrir os "olhos" e percebê-los de uma outra quina, de uma outra forma, de uma outra estima! Beijos a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
26 comentários:
Gosto muito de ler o que você escreve aqui, sempre muito carinhosa com os fãs. Você é demais mesmo.
Beijos!!!
Adorei! Até me emocionei.
Bom saber que gostas de Drummond. Ele é um gênio (gente como ele não morre)! Valeu pelas dicas de livros! Eu recomendo "Aprendendo a viver", de Clarice Lispector (nele, há textos que ela publicava num jornal... não tão densos como a maioria dos que ela produzia... tenho certeza de que tu irias gostar) e A Rosa do Povo, de Drummond. Além de dar dicas, tu tás contribuindo pra que as pessoas se interessem pela leitura. Parabéns!
Beijos de Recife! :)
Nossa, que saudade enorme de ler as tuas coisas, moça! Adoro os videos também, mas não tem jeito, as letras têm sabor especial. Coincidência você escrever sobre "Dossiê Drummond", terminei de ler esse livro mês passado. Tá lindo, todo repaginado, edição nova, bela homenagem aos 20 anos de morte do maior poeta que esse país conheceu. E falando em poetas...impressionante como há poetas nesse mundo. Eu fico besta com a frequência com a qual lançam livros de poesia. Lançar livro é status social. Todo mundo é poeta! Mas nem todo mundo tem talento. Pena que a quantidade de leitores seja inversamente proporcional à quantidade de lançamentos. Quase ninguém lê poesia! Pena. E como você mesma disse, poesia não é coisa de intelectual ou pseudo-intelectual, poesia é coisa de gente. Gente que sente, que vibra, que se sensibiliza.Nada contra os 'pseudo-poetas' (espero que esse termo não soe mal) que pagam pra ter livros lançados ou os lançam sem nenhum, digamos assim, preparo. Só acho que essa gente merecia mais. Quem teve Drummond, Manoel Bandeira e João Cabral não consegue se contentar com qualquer coisa. Ainda bem que temos gente boa na nova safra. Que o diga o grande poeta gaúcho Fabrício Carpinejar. Mário Quintana? Amo. E isso diz tudo, ou deveria. Gente, desandei a falar, desculpa. É que eu sou assim mesmo, meio prolixa. E esse assunto dá pano pra manga. Enfim, vou parar por aqui, tu não deves estar interessada no que eu penso ou deixo de pensar. Já disse que tava com saudade? Pois é. Beijos!
Olá Vanessa! Eu assisti ao show que vc fez na Riosampa e assisti também no Sesc Nova Iguaçu e no Canecão...e só tenho a dizer que foi o da Riosampa foi o melhor...o público faz uma diferença enorme.....o pessoal do Canecão foi tão contido! Pena que você não cantou Minha Herança uma flor e Você vai me distruir na Riosampa....as minhas favoritas do novo Cd!
Bjs...
A gente que tem que te agradecer...
beijosssssss
oi VANESSA valeu pela força hein!a galera de NOVA IGUAÇU também te ama muito,aliás a galera do mundo inteiro,pow não dá p/não cantar e nem dançar quando quem está no palco é o furacão VANESSA,vc conhece o furacão VANESSA?rsrsrs!!!,fui ao seu show na RIO SAMPA,estava lindo,q DEUS te proteja sempre,pois iluminada vc já é,ah!aproveitando a oportunidade será q rolaria uma parceria com a cantora LUIZA POSSI,não sou nem fã dela não,sou muito sua fã mesmo,mais é q adoro algumas músicas dela,valeu VANESSA, obrigada pela atenção,saiba q vc será sempre bem-vinda aqui em NOVA IGUAÇU,beijos dessa cidade q te adora!
Ai garota! Tudo de vc é tão lindo!
Sua música, suas letras me acalmam no trânsito, mantenho a direita e deixo todo mundo passar, estou ocupada ouvindo VM. Estamos anciosos te aguardando em MGerais, afinal até Portugal conseguiu 1º.
Tem bronca não, te amamos mesmo assim! Bjs Lygia Maia
Tô vendo aqui os agradecimentos seus aos públicos de Cuiabá, Campo Grande, Nova Iguaçu, Buenos Aires, Rio de Janeiro...
Estive no show de Brasília. E gostaria, imensamente, de agradecer a oportunidade de vivenciar a experiência que foi o teu show dia 11, à noite...
Puxa vida, eu que tinha visto o teu último show, ano passado, no CCBB, e agora vi este... A cantora permanece a mesma: o mesmo talento no palco de outrora e no palco de domingo...
Mas que espetáculo lindo... Como vc estava absoluta em cima do palco, tendo o público todo como cúmplice daquele momento mágico. Eu que te acompanho, desde o primeiro cd, fiquei surpreendido com os arranjos para as músicas... E quando vc voltou apenas de vestido vermelho cantando Veneno, imortalizada na voz da Marina Lima, puta que o pariu... Quanta beleza, quanta energia, quanta sensualidade, quanta entrega aquele momento... inesquecível... Bom obrigado pela experiência e pela generosidade da entrega.
Willian Bonfim
lindaaaaaaa!!!
(aih gente.. eu sou timida..)
hm..perfeito o seu show aqui em brasilia! foi mto lindo! soh faltou cantar essa boneca tem manual e case-se comigo.. mais vou ficar esperando ansiosa pra vc voltar aqui.. e cantar.. pra mim. xD~
bjos LINDA!
coalinha_eta@hotmail.com
Quando penso em seu nome. Quando canto tua música. Quando ouço tua voz. Quando assisto teus shows. Quando leio tuas palavras. Quando estou perto seja num camarim, numa tarde ou noite de autógrafos ou atrás de um palco em algum show aberto, como os do Ibirapuera, só me vens à cabeça, uma única palavra: encanto.
Me encanta a tua simplicidade e capacidade de fazer histórias com suas músicas. Me encanta o riso fácil e a facilidade em lidar com um fã. Me encanta a tua superação em cada novo trabalho, em cada nova apresentação.
Já estivemos juntas em muitos momentos, foram milhares de shows e encontros pelos shoppings a fora. São diversas fotografias as nossas juntas e cada vez mais cresce minha admiração e orgulho de/por você. Desejo que até o final do sempre, estas cenas se repitam.
Volta logo pra São Paulo.
obrigado infinitamente pela alegria que nos proporciona! você torna a vida mais leve... não tenha dúvidas disso! e viva a delicadeza!
rafael
é incrível! Mas até, num nível aparentemente coloquial simples, escreves bem! Escreves de uma maneira que me prende a atenção... De um modo que todas as semanas frequento teu blog.
Um grande beijo!
Vanessa: vc é tão linda! Pura graça, leveza, arte e poesia... vivo sempre de olhos e ouvidos bem atentos em você e nas suas músicas, para novas descobertas e re-leituras. Te adoro, Fernanda.
Vanessa, ouvir a sua música é realmente um brinde à vida! Pessoas como você, que têm esse dom de tocar os corações, de acalmar, de nos fazer sentir a alegria, buscar o prazer e a sensualidade, pensar na generosidade e no amor - pessoas como você merecem mais e mais proteção, mais e mais saúde e iluminação. O amor é mesmo contagiante! Você sabe a dimensão que tem tudo isto, né? É muito maior que o sucesso e a fama. Você falou no "Sem Censura" que temia muito o sucesso, o assédio, a loucura das pessoas, e eu imagino que não seja fácil mesmo, mas desejo que você possa seguir tranqüila nesta sua tragetória e continue transmitindo sua verdade, sua alegria, seu amor, sua sensualidade e sua simplicidade nos seus shows, cds e dvds(estou ansiosa para ter logo um). Isto nos conquistou! Me encantei pelo seu trabalho aqui em Natal nos dois shows com que fomos brindados! Você será sempre MUITO bem vinda em nossa cidade.
vanessa,
Que bom que vc se interessou pelo universo da clara nunes.percebo similitudes entre vcs e te disse em comentario anterior que fiz aqui no blog..vc é do samba. adorei saber que gosta de poesia ...manuel de barros e quintana.. tudo de bom assim como vc rsrsrsr .agora roberto ribeiro me fez pensar na canção que muito bem caberia na sua canção case-se comigo...
"todo menino é um rei
eu também já fui rei
mas quá despertei"
"está faltando uma coisa em mim,
e é vc amor tenho certeza sim,
nossos momentos foram algo mais,
sem hoje eles não tenho paz".
bjs "vermelhos" sempre para ti.
rosas "vermelhas" sempre para
sóis "vermelhos" sempre
emoção vermelha
pois sim sempre
Nossa ...que coisa linda !!!
Uma mistura perfeita Drummond, Vanessa ... uma mata deincrivéis descobertas , com o perdão do tracadilho ! rsrs
Um grande beijo,
Fernanda
quando vai ser o show aqui em fortaleza?
o povo ta morrendo de ansiedade!
vai ser muito legal!
beijos.
.
Vanessa Amo Clarice LIspector
Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível de fazer sentido.
Eu não: quero uma verdade inventada.
Clarice L.
Vanessa vc é o que O Brasil o mundo está precisando...Tudooooo de bom Beijuss Raquel Guimarães Petrolina PE
Belo texto. Ele consegue mostrar a cor da sua alma.
:D
Estou perturbada pra saber se vai ter show em Fortaleza. Por favor, respondam-me.
Obrigada.
Como vai Vanessa?
Tonio Verve manda uma abraço.
Terminei de ler o seu texto entitulado "poemas". Sentimento contido, dúvida ou julgamento?
Interessante como cada ser percebe de forma única os fatos da vida.
Vejo a poesia como espécie de todos, haja vista, ser objeto da arte. Porque sinto a arte como um processo, composto de sujeitos, coisas e experiências. A poesia e o sujeito que a declara, partes desse processo.
Por isso, sempre agradeço a Deus, não só pelo dom de participar desse movimento, como o de promover casamentos entre as poesias (que escrevo e recebo de poetas amigos,como Grande Otelo, Gilberto Mendonça Teles, Carlos Vilar, Adriani Pereira Ribeiro, Jorge Guilherme da Silva),e as melodias que componho.
Tenho gratidão ao primeiro humano que emitiu racionalmente a primeira vogal, ato que deflagrou, em nosso plano de vida, todo o processo que vivemos e defendemos -a arte; mas antes de tudo e de todos ao maestro que rege todo esse processo - DEUS.
Receba como um gesto carinhoso essa poesia revestida com um belo samba composto em 1990 em parceria com o nosso saudoso poeta e ator Grande Otelo (Sebastião Prata).
Clara Escuridão (Tonio Verve e Grande Otelo)
Clara como a cor da natureza
Turva como a chuva de verão
Pura como a arte verdadeira
Essa vida feiticeira
Pelas ruas da ilusão...
Crio pelas trilhas da ribalta
Sonhos que vevivem corações
Sinas pelos palcos das calçadas
Simplesmente enamoradas
Pelas palmas das paixões...
Vivi muitos medos, fantasias
Vi de perto a agonia
Das muralhas que quebrei
Mas da raiz da minha alma
Brotam versos que me salvam
Das trincheiras que passei
Espero
A escuridão da minha pele
Que me inspira e que me insere
Nas fronteiras da ilusão...
Dar a mão à madrugada
A seriema apaixonada
Das histórias que encantei...
E-mail: toniojas@uol.com.br
Seja feliz!
Nossa to realmente apaixonada pelo seu ultimo cd , suas composições são tão verdadeiras. Só nos mostram o quanto você é uma pessoa iluminada...mtos beijos!!!!!!!1
Olá, Vanessa!
Ainda tenho os bilhetes do show a que assisti no RioSampa. E se eu disser que fui daqui de Manaus, na data do show, especialmente para assisti-lo?
Sério mesmo! Aqueles que me conhecem sabem da história...
E valeu cada segundo! Cada música! Quando iniciaste com Vermelho... E quando cantaste Nossa Canção... Tenho que fazer coro à Carolina, pois realmente fui esperando ouvir Minha Herança Uma Flor e Você Vai Me Destruir, assim como também Case-se Comigo...
Em verdade, quando vamos aos teus shows é na expectativa de ouvir as melhores músicas (que no caso são todas! rsrsrsrs)...
Bem, vou deixando um abraço, beijos e carinhos amazonenses desta tua fã trilouca, capaz de percorrer mais de 2000km em vôo para poder assistir ao teu show!
Vanessa querida... lindo o que escreveu! Os poemas tbm fazem parte da minha vida.. é mais do que sei! é mais do que sinto! ^^
Amo demais seu trabalho, nossa... sou sua fã !!!!!
Tudo de bom nesse fim de ano!
lembre sempre que muitosss te amam...
a Vanessa!
BjO!
Bom dia Vanessa! Amei seus textos e poemas,na mesma medida que adoro suas canções e doce voz! Parabéns!
Tb arrisco fazer algumas "linhas" gostaria de lhe enviar um poema que fiz, e penso que pode ser musicado, é possível enviar pra vc? Aguardo...
Marisa Vieira
(marisavieiras@gmail.com)
Campo Grande realmente estava mágico... adorei de todo!
Obrigada, Vanessa.
Postar um comentário