segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Procuro uma alegria

Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano -
é vôo de um pássaro
é uma canção.

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Quem me acode à cabeça e ao coração
neste fim de ano, entre alegria e dor?
Que sonho, que mistério, que oração?
Amor

Carlos Drummond de Andrade

Feliz natal, Feliz ano novo
Para o próximo ano precisamos de amor!
Façam suas doações ao mundo,
Semeiem ao vento.

Beijo, Vanessa da Mata

54 comentários:

Anônimo disse...

Não Sei ( Cora Coralina )

Não Sei...se a vida é curta
ou longa demais para nós?
Mas sei que nada do que
vivemos tem sentido,
se não tocarmos no coração
das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe;
Braço que envolve;
Palavra que conforte;
Silêncio que respeite;
Alegria que contagia;
Lágrima que corre;
Olhar que acaricia;
Desejo que sacia;
Amor que promove.

E isso não é coisa do outro mundo:
É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela não
seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura...

Enquanto durar!


Querida Vanessa , como você foi tudo isto pra nós (fãs)! Cada música sua, trabalhada cuidadosa/te, vê-se isto no DVD, até lágrima teve, isto é o q vimos, imagine outros momentos dos seus 80% de sua vida dedicando à música, pra nos trazer esta gama de sensibilidade/emoção/carinho/amor.

Quero, mesmo de ua forma indireta,
retribuí-lhe com meu afeto, minha gratidão. Que no próximo ano você seja novamente arrebatada pela música e assim teremos um ano cheio de emoções pra vida ser mais linda. Boas festas a você, seus familiares e equipe do ¨Sim¨.
Beijos amiga, te amo de montão! Lygia Maia

Cariri Cultural disse...

Belíssimo blog!
Um ótimo Natal a todos e um Ano Novo cheio de paz.

Anônimo disse...

Paz e amor, sempre!
Que lindo, Vanessa!
Tudo de bom pra ti!

Anônimo disse...

ndo seu post...Amo Drumond..
Feliz Natal e um perfeito ano Novo..com muita saúde, paz e amor...bjks menina linda!!!!!!!

Ana Valéria disse...

Amo Drumond tb... Feliz Natal e um Ano novo cehio de alegrias saúde paz amor e muito $uce$$0000000!!!!!!!!

Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.
Carlos Drummond de Andrade

Anônimo disse...

Que seu sucesso aumente ainda mais pra vc fazer no mínimo 365 shows por ano pra sua alegria e sabedoria atingirem cada canto desse Brasil... feliz tudo pra vc linda!

bjos de BH

Anônimo disse...

Estava desejosa de enviar-lhe uma mensagem de natal, ano novo e todos essas coisas que se repetem a cada final de ano. Pensei tranqüila: todas essas coisas que se dizem final de ano são ditas quase que sem cuidado, como um compromisso, quiça sem nenhuma verdade! Coisas que são ditas só nos finais de ano não parecem vindas da alma, do coração, não soam verdadeiras. Por isso sempre parece compromisso ter que dizê-las; torna-se quase uma norma de conduta, para aparecer bem no "filme".
Depois de ler sua mensagem de final de ano, dirigida aos fãs e amigos, acho todas as minhas palavras inócuas na pequenez do meu vocabulário. Não quero que elas pareçam um compromisso de fim de ano, e sim um sentimento que vai além de novos janeiros.
É por isso que rabisco aqui uns módicos desejos: que você consiga renovar-se, a cada dia de cada ano, estando sempre em harmonia consigo, para ser capaz de, mesmo sem intencionar, ou perceber, distribuir a simpatia, o carinho e o amor que você parece semear e cultivar.
Feliz dois mil e sempre.
marciatranzillo@gmail.com

Anônimo disse...

Muitas felicidades! Que 2008 seja, para você, mais um ano de sucesso, que você tenha saúde, paz, amor e que continue cantando e encantando a todos. Que 2008 seja um ano melhor para todos nós, que as pessoas tenham mais respeito, educação, solidariedade. Que em 2008 Vanessa da Mata venha muitas vezes a Salvador.
Grande beijo!!

Anônimo disse...

Parabéns Vanessa, com certeza temos que a cada novo instante plantar, cultivar e ainda sim tentar multiplicar o amor. Você com todo seu talento está conseguindo este feito, que é muito raro no mundo em que vivemos.Desejo-te sucesso, paz e muito amor..... vc merece

estes são os mais sinceros votos de um fã

danilo

Anônimo disse...

Sim!

Precismaos apenas AMOR.

assim tudo soa como nova canção , como paixão que explode a acende sorrisos..abraços e melhores intenções.

Veja bem..preste atenção..
essa vida é nossa canção
cante onde quer que for
para nunca esquecer do amor
de todo amor



FELIZ AMOR A TODOS.
beijos

Anônimo disse...

Ana Carolina, Ivete Sangalo e agora Sandy que se cuide.. 2008 será o ano da Vanessa da Mata!

DM

Anônimo disse...

Querida Vanessa, um feliz ano novo!
Muita paz, saúde e felicidade no coração!

Amo muito vc e seu trabalho...
te acompanho sempre!

Bjos e tudo de bom! =]

Anônimo disse...

Parabéns a natureza e viva o ano novo que se aproxima muita saúde para todos nós,obrigada pelas lindas melodias cantadas todas elas enchem -me de alegria e felicidade .

Sempre sua fã !!!

Sirlei

Isaque Viana disse...

Vanessa de Deus...
Não basta ser linda e ter uma voz primorosa?
Nossa...
Adorei o blog. Muito bacana.
Verdade.
Absurdamente bacana.
Agora lascou. Agora tô eu aqui direto.
Enfim...

Amo você, mulher.

Sucesso e
'vamo que vamo'

Anônimo disse...

Quando é que você vai aparecer em vídeo de novo? :)
Um beijo.

Ana Valéria disse...

Feliz ANO Novo...
bjks
ps Beijos mil em Alvinho...

Anônimo disse...

Perfeito texto Vanessa!! Adoro Carlos Drummond, assim como à sua música, ao seu jeito de agir, ao seu orgulho ao cantar "Eu sou neguinha". Adoro cada acorde, e cada tom da sua voz, que se mistura à tonalidade das cores. E ao pensar em vovê penso logo em vermelho, sabia? (Claro q não sabia, nunca te disse anteriormente rs). Mesmo quando te ouvia inconsciente, nas novelas de muitos anos, e nem sabia o nome de quem cantava, já percebia uma diferença naquilo tudo. Percebia que a mpb ganhava aos poucos uma estrela, só não imaginava que seria vermelha, ou neguinha, ou ainda que a ouviria cantar tão de perto, como em Ilhéus, no dia 30 de dezembro de 2007! Te esperamos de braços abertos, e antes de perguntar onde ir, já tens a resposta: venha para a Bahia, mulher!

kkkkkkkkk

Pra que melhor fim de ano do que quando tem Vanessa da Mata?
ADORO!

Anônimo disse...

Um ano lindo pra você e todo o amor do mundo pra todos que cercam você e que de alguma forma fazem você. É graças a tudo que te cerca e que te faz que temos as suas músicas e o seu jeito encantador de cantar.
Muita paz.

Anônimo disse...

Um ano lindo pra você e muito amor pra todos que cercam você, que fazem você. Acredito que sem tudo que esta ao seu redor sua música não seria tão especial.
Parabéns pelo CD mais que lindo e espero ve-la logo em Fortaleza.

Anônimo disse...

Digo SIM´para a vida e para os bons momentos que pude compartilhar com meus amigos neste anmo que se passou, agradeço muito a sua contribuição, resumi meus sentimentos através de tão boas canções, presentiei meus amigos com o cd SIM, foram 8 Sim espalhados em famílias ávidas por um ano melhor que que agora meditam e entendem o sucesso que é ser agraciado por tão linda voz e coerência. Alegria, pra cantar a batucada, salve o prazer de viver, save a felicidade de compartilharmos canções sadias e que elevam a nossa compreensão do cotidiano que nos cerca. Feliz 2008, um ano doce, cheio de muitos suspiros de alegrias, paçocas de inocências, quindins de amores, cocadas doces de paz e vitórias, essa alegria quero poder compartilhar com você e toda a sua banda. Obrigado Deus, pela alegria, alegria de ouvir você cantar. Volte sempre a Pernambuco e espero seu DVD neste novo ano, de preferência em cada parte do Brasil ou Recife. Feliz e alegre 2008.

Anônimo disse...

Venda um amor gratuito.

O Realívoro disse...

Belíssima mensagem de ano-novo. Para 2008 espero que você ir a um show por mês aqui em Recife (como seria bom)... Vanessa, não mata a gente de saudade não, volta logo pra cá, só uma apresentação do SIM é muito pouco! Feliz ano novo e abraço!

Anônimo disse...

Não te conhecia, até ouvir sua musica (Boa sorte/Good luck) hoje em uma rádio aqui em São Paulo, procurei saber o nome da musica e a encontrei no YouTube, entrei em seu site e acabei parando aqui,Lí sua biografia e achei uma história linda e de muita batalha, parabens em março mudo para o Rio de Janeiro se tiver oportunidade assistirei um show seu e se vc puder me autografar seu CD Ficarei muito grato.
Me despeço aqui que hoje é dia de festa, te desejando um feliz ano novo e que seus planos em 2008 se realizem, fique em paz.

Peter Rowinski
vpkr2910@hotmail.com

Tarcila Vieira disse...

minha amadaaaaaaaaaaaaa
meu 2007 terminou de uma forma + linda do mundo
só pq dia 30 eu vi seu show em ilhéus aqui na bahia só achei que foi rapido mas tudo bem...rsrsrsr
ainda sotei beijo pra vc na van e vc soltou pra mim( mas vc n vai lembrar...rs)
bom, enfim...soho realizado
te ver cantando ao vivo foi lindooo
muito obrigada por aquele momento
UM 2008 REPLETO DE SUCESSO E INSPIRAÇÕES PARA COMPOR AS MELHORES CANÇOES DO MUNDO!
amoooooo demais!
mil beijos!

Tarcila Vieira disse...

ah se vc for no meu blog vai ver como sou fã
olha o nome...só isso
bjos!

Anônimo disse...

vanessa sua musica boa sorte era tudo o que eu estava procurando dentro de mim para falar sabe?
estou muito agradecida a voce e espero que esse ano seja o melhor de todos os anos e que voce prospere muito na carreira musical e na sua vida pessoal
muito obrigada.

Anônimo disse...

Parabéns pelo sucesso e que 2008 seja um ano cheio de coisas. Vou estar atento à tua agenda porque gostava muito de ver um concerto teu e foi com grande tristeza que vi, que estiveste em Portugal em Novembro.

Anônimo disse...

Tanta coisa acontecendo que só agora tive a chance de entrar aqui pre desejar um 2008 incrível, tão incrível quanto essa mensagem linda que deixaste de fim de ano. É isso: muita tela de Frida, muito filme de Almodóvar, muita poesia de Drummond e muita música boa na tua vida, aos montes, sempre. Que 2008 seja do jeito que você quiser, e fizer, e que ele venha cheio de amor. Pode até ser um amor feinho, como o da Adélia, mas tem que ser forte, tem que ser grande.


Um beijo enorme, minha querida. Desejo pra ti tudo o que pedi pra mim porque o que quero pra mim é também o que quero para as pessoas queridas. Volta logo ao Recife, tou morrendo de saudade!

;)

Década de 50 disse...

Vanessa,

Sou seu fã e gostaria de saber o título da música que você cantou no programa da TV Cultura em homenagem a Fernando Faro (80 anos.

Se alguém ler este post, se puder me ajudar, desde já agradeço.

Zé Fialho

Anônimo disse...

Volta logo ao Recife, por favooor!
Beijinho.

Fátima Fernanda disse...

Respondendo a Zé Fialho (Década de 50):

Estive pesquisando em meus DVD’s dos programas de TV com Vanessa da Mata que gravo e vi que a música lindamente cantada por ela no Programa FARO 80 da TV Cultura exibido em 31/12/07, foi A FORÇA QUE NUNCA SECA.

Essa composição de versos fortes e poéticos é uma parceria de Vanessa com o cantor e compositor Chico César, retrata a força da mulher brasileira que passa por dificuldades, que supera a escassez de água e que equilibra com o corpo o peso que carrega na cabeça, seja esse peso da água ou da sede de perspectiva de uma vida de qualidade, que se enfrenta sem gemer e sem perder a força para viver.

Essa música se tornou conhecida no inicio da carreira da cantora e ficou para a história artística-cultural deste país, pois revela Vanessa da Mata como novo fenômeno da Música Popular Brasileira e traduz Vanessa como uma cantora e compositora de grande potencial artístico, poético e vocal, cheia de carisma, sucesso e talento.

O título dessa música deu nome ao álbum A Força Que Nunca Seca de Maria Bethania pela BMG em 1999. Você pode ouvir A Força que Nunca Seca na faixa 10 do primeiro cd da cantora, lançado em 2002 e intitulado Vanessa da Mata.

A Força que Nunca seca
(Vanessa da Mata / Chico César)

Já se pode ver ao longe
A senhora com a lata na cabeça
Equilibrando a lata vesga
Mais do que o corpo dita
O que faz o equilíbrio cego
A lata não mostra
O corpo que entorta
Pra lata ficar reta
Pra cada braço uma força
De força não geme uma nota
A lata só cerca, não leva
A água na estrada morta
E a força nunca seca
Pra água que é tão pouca

Deixo nesta mensagem uma boa dica de que Vanessa da Mata é musicalmente, o que os ouvidos, coração, alma e mente das pessoas precisam para viver um 2008 com mais paz, harmonia, fraternidade, amor, consciência ecológica, prosperidade, luz, paixão, entusiasmo, força, saúde e alegria.

FELIZ ANO NOVO!

Beijo grande em Vanessa.
Abraço a todos,

Fernanda
(SSA – BA).

Anônimo disse...

E um ano novo melhor a todos nós!

Amanda Correia Novais disse...

Vanessa Da Mata Adoro você suas músicas em fim Tudo!
Achei Lindo o que você escreveu!!
Desejo a você um Feliz Ano Novo Cheio de paz, Felicidades, Harmonia e muito Sucesso!!

Te Adoro!
Beijos Amanda Novais!

Amanda Correia Novais disse...

Ah esqueci de Falar dia 30/12 fui no seu show em Ilhéus foi demais o melhor show da minha vida!!!
Adorei achei maravilhoso!
Até consegui pegar na sua mão mais você não vai se lembrar não rsrs...
Mais foi emocionante d+!!!
Amei como quem Ama!!
beijos Amanda!!

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de vê-la bem de perto em um vôo do RJ para Petrolina - PE, onde vc iria fazer um show. Quanto bela quanto és simples apesar do pouco contato físico mas profundo com tua forma de compor e cantar. Parabêms pela existência humilde no semblante de uma artista.

Amanda Correia Novais disse...

Ah vanessa se puder deixe um comentario para mim!!
beijosss
Amanda!

Amanda Correia Novais disse...

Vanessa você tem orkut ou msn ou email. Se tiver me manda por favor!!
beijossssss
Amanda

Natália disse...

poxa!é por essas e outras q tenho orgulho de ser sua fâ,não admito q ninguém fale mal de vc nem brincando,vc é d+,sem palavras,sou muito sua fã,beijos.

Amanda Correia Novais disse...

Oh Vanessinha Que dia você vem aqui em Ilhéus de novo??
Cadê meu comentariozinho!!
Adoro-Te
Adoro-Te
Adoro-Te
Infinitamente
beijosssssss

Anônimo disse...

Olá Garota Cósmica ! Estamos nós aqui descobrindo outra forma carinhosa de referir a você. Ontem, no Jornal da Globo, apresentaram com riqueza de detalhes a entrevista com Alê Abreu
sobre o longa, e mostraram os bastidores das gravações. Foi o último trabalho de RCortez, sabe como é... na hora de assistir o filme estarão os gestos, a fala alta em nossa mente ( ai q saudade me dá... Esse cara tocou no coração das pessoas). Ver voce dublando a bailarina foi genial, uma garota futurista mais presente que temos, isso nos enche de orgulho. Bravo! Bravo! Bravo! Bjs.

Amanda Correia Novais disse...

Oh to Triste...
buééé...
você não quer deixar um comentario pra mim!!
se você deixar eu fico feliz!!
beijossss

Anônimo disse...

Parabéns pelo belíssimo CD "Sim", você com suas composições tem trazido a ternura, doçura e suavidade junto a melodias ritmadas e alegres formando canções mto lindas... Amei os arranjos e letra de "Baú" e "Minha herança pra vc é uma flor"(trilha sonora minha mais do meu gatinho amarelinho, rsrsrs)..Gostei de saber q tb é aquariana.. ê alma nobre...
Estou encantada com vc alma rara!
Um forte abraço. Mta luz e força no seu caminho.

Anônimo disse...

Nada melhor que Drummond dedicado por você Vanessa para que 2008 seja excelente.

Você colherá os frutos da artista maravilhosa que é.
Parabéns!

Natália disse...

olá vanessa,cara nem sei o q falar,muito legal essa mais nova descoberta,vc como dubladora de um filme.quando vi o anúncio na tv achei q fosse por conta de um show,mais depois q vi bem,era vc emprestando a sua linda voz para um filme infantil,O GAROTO CÓSMICO.maneiro,sou ainda mais sua fã,acho q com todo carinho eu posso te chamar de uma ídola bombril,pois vc tem mil e uma utilidades,quando a gente acha q vc já está no final,vc está só começando,sempre nos surpreendendo e esbanjando talento,poxa tenho o maior orgulho de ser sua fã sem brincadeira nenhuma,espero q vc continue assim sempre nos deixando de boca aberta,rsrsrs!beijos no seu coração,fique com DEUS,e como vc mesma diz na música:BOA SORTE!rsrsrs!!!!

Unknown disse...

Oi Vanessa !!

Nossa...é muito bom poder escrever para você!
sua musica é fantastica! você é umas das revelações do século 21.
adoro a sua musica, adoro mesmo...suas letras não são só bla bla bla...cada uma delas tem um significado, cada uma passa uma mensagem...é incrível!
continue sempre assim...e lançe outro Cd logo por favor!

um ótimo ano pra você!!

grande abraço de um grande fã

Matheus

Anônimo disse...

Interessante o comentario sobre a musica a forca que nunca seca
feliz ano novo vanessa, sou fã deste lindo trabalho que vc vem fazendo!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mas como "ganhar um ano-novo" se continuo "esperando um sim ou nunca mais" mesmo "tentando, experimentando" e talvez "merecendo"?
Foi ouvindo estas palavras ("esperando um sim ou nunca mais") e todas as outras que acabei o ano e iniciei o novo ano durante uma viagem...

Anônimo disse...

VANESSA AQ É JUNIOR DE FORTALEZA SEI Q VC ESTA VINDO PARA CA , SAIBA Q TODOS, ESTAMOS ANCIOSOS ESPERANDO O SEU SHOW Q CONCERTEZA SERA MARAVILHOSO UM SUPER ABRAÇO!!!

Anônimo disse...

Vanessa, sou de Campos dos Goytacazes. Estive em seu show em São João da Barra no domingo dia 19/01/08, foi maravilhoso. Fiquei bem lá na frente, mas no meio da música Boa sorte eu passei mal e tive que sair, sem desistir de ve-la fiquei na entrada do camarim, mas a segunrança me barrou e eu não pude entrar para falar c vc.Então entrei no seu site e vi que teriaum show seu no dia 26/01/08 no Garujá. Imediatamente me programei, arrumei minhas coisas e vim para São Paulo. No sabado a noite fui c uma amiga para o Guarujá, comprei o ingresso e qdo entrei vc já tinha cantado, então entrei na fila do camarim, mas ninguém podia entrar mais.pedi, insisti, implorei, fiz de tudo para falar c vc...mas não consegui. Apesar da banda Mutumba ser maravilhosa, eu só sabia chorar!! Enfim... Gostaria que soubesse o qto a adimiro e amo seu trabalho(músicas, show, interpretação...tudo.)Vou voltar para minha cidade c a ideia de voltar para um próximo show, mas também c a tristeza de não ter podido falar e ver-te aqui. Um super beijo.
Com muito Carinho de uma grande fã !!!! Tatiana

Anônimo disse...

VANESSA (09/02):

Aquariana como eu É VOCÊ!

"Moleca"
"Morena"
"Bonita"

"Um sonho"...

"Meu coração"
"Minha voz"
"Minha Luz"

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

FERNANDA (17/02).

Anônimo disse...

VANESSA (10/02):

Aquariana como eu É VOCÊ!

"Moleca"
"Morena"
"Bonita"

"Um sonho"...

"Meu coração"
"Minha voz"
"Minha Luz"

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

FERNANDA (17/02).

Anônimo disse...

Oi vanessa souy Rodrigo tenho 11 anos e participo da fundação casa grande-memorial do homem kariri. visite o site: www.fundacaocasagrande.org.br e conheça a radio ondetocamos varios estilos musicais. meu e-mail é rodrygofcg@gmail.com ai fça contato comigo. fui!

Unknown disse...

te descobri de verdade no dia do teu aniversário.
vanessa apenas me diz
que substâncias te contêm
fala pra esse aprendiz
que amar ainda faz bem
que a têz de mil colibrís
que a melodia doce de tua voz
e a beleza infinita de tua voz
me faz feliz
te sinto e isto me mantém
extasiado e lívido
como a criança que descobre o mar
que recebe o afago da maresia
mas... você me dizia
noutra nota
que a luta é lutar pela vida
que está preenchida completamente de ti.
receba o meu amor e carinho de quem
prova a cada inatante do teu sabor
em forma de canções.
te adoro

Lari_Digital disse...

td de bom !!!!

aproveitando gostaria que vc soubesse q te admiro muito !!!